Existe um duplo discurso governamental quando a prosa toma o rumo da sustentabilidade e o desenvolvimento. Recente estudo mostra que o país aumentou o número de veículos automotores em mais de 250% nos últimos 20 anos. Continuamos dando incentivos à compra de carros estimulando montadoras a produzirem carros sem contra-partidas ambientais e não aproveitamos a natureza que temos para desenvolver energias alternativas utilizando o sol e o vento que nos brindam. Se não podemos evoluir na mesma razão o número de ruas e estradas algo está errado na caridade governamental. Ou então, em breve, o colapso urbano se instalará. Se devemos acreditar no discurso ambiental do governo, porque não pedirmos o mesmo para a indústria de bicicletas e incentivamos a criação de ciclovias Brasil afora? Veja os números do setor e avalie você mesmo.
Emissões Veiculares
Estudo realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e parceiros resultou no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013. O trabalho tem como base as emissões atmosféricas do ano de 2012, e apresenta um quadro completo do total de poluentes emitidos no Brasil pelo transporte rodoviário. Técnicos do MMA utilizaram a mesma metodologia para calcular as taxas de 1992, resultando no comparativo do período de 20 anos.
Entre 1992 e 2002:
A frota de veículos automotores aumentou 78,51%.
Monóxido de carbono (CO): diminuiu 50,4%
Hidrocarbonetos não-metano (NMHC): diminuiu 47,7%.
Material particulado: aumentou 11%
Óxidos de nitrogênio (NOx): aumentou 22,1%
Entre 2002 e 2012:
A frota de veículos automotores dobrou.
Monóxido de carbono (CO): diminuiu 52,1%
Hidrocarbonetos não-metano (NMHC): diminuiu 45,1%.
Material particulado: reduziu 45,2%
Óxidos de nitrogênio (NOx): reduziu 12,9%
Metano (CH4): reduziu 26%
Entre 1992 e 2012:
A frota de veículos automotores aumentou 257,62%.
Monóxido de carbono (CO): diminuiu 76,2%
Hidrocarbonetos não-metano (NMHC): diminuiu 71,6%.
Material particulado: reduziu 39%
Óxidos de nitrogênio (NOx): aumentou 5,7%
Entre 1992 e 2002:
A frota de veículos automotores aumentou 78,51%.
Monóxido de carbono (CO): diminuiu 50,4%
Hidrocarbonetos não-metano (NMHC): diminuiu 47,7%.
Material particulado: aumentou 11%
Óxidos de nitrogênio (NOx): aumentou 22,1%
Entre 2002 e 2012:
A frota de veículos automotores dobrou.
Monóxido de carbono (CO): diminuiu 52,1%
Hidrocarbonetos não-metano (NMHC): diminuiu 45,1%.
Material particulado: reduziu 45,2%
Óxidos de nitrogênio (NOx): reduziu 12,9%
Metano (CH4): reduziu 26%
Entre 1992 e 2012:
A frota de veículos automotores aumentou 257,62%.
Monóxido de carbono (CO): diminuiu 76,2%
Hidrocarbonetos não-metano (NMHC): diminuiu 71,6%.
Material particulado: reduziu 39%
Óxidos de nitrogênio (NOx): aumentou 5,7%
INDICADORES
| |||
1992
|
2002
|
2012
| |
CO
|
5,26
|
2,61
|
1,25
|
NOx
|
1,04
|
1,27
|
1,10
|
MP
|
61,12
|
67,90
|
37,23
|
HC
|
0,88
|
0,46
|
0,25
|
Frota
|
13,64
|
24,35
|
48,78
|
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