segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Rapidinhas sustentáveis

Agricultura sustentável

Poliana Okimoto, a grande nadadora de longas distâncias brasileira, ouro na maratona aquática de dez quilômetros no Mundial de Barcelona, substituiu em sua dieta glúten, açúcar, feijão, fermento e chocolate por tapioca, uma energia extra.  Pouco antes o IBGE informara que a produção brasileira de mandioca – de onde vem a tapioca – este ano, 21,4 milhões de toneladas, foi 8,4% menor que a do ano passado, quando já havia sido 24,5% menor que 2011.
Interessante é que esse alimento, o mais adequado para solos brasileiros, não precisa de fertilizantes ou agrotóxicos, vem perdendo espaço, ano após ano, para as culturas de grãos exportáveis.
 
Prédio da Siemens recebe certificação LEED Gold e se torna referência em edificação sustentável no Brasil

http://www.procelinfo.com.br/client/images/pix.gif
http://www.procelinfo.com.br/client/images/pix.gif

http://www.procelinfo.com.br/client/images/pix.gif

O principal prédio administrativo da Siemens no Brasil é o segundo no País a receber a certificação LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design) para Operação de Manutenção de Edifícios Existentes do U.S. Green Building Council (USGBC). Localizada na Avenida Mutinga, em São Paulo, a sede da companhia atingiu 66 pontos no índice de avaliação ambiental de edificações (de 60 a 79), o que garantiu a obtenção do LEED Gold à empresa. Atualmente, o selo criado pelo USGBC é o maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo. A subsidiária brasileira é a segunda do grupo Siemens a receber a certificação Gold.

A conquista do selo é o resultado de diversas ações implementadas ao longo dos anos. Construído em 1977, o prédio da Siemens integra uma área construída de 18 mil m² e passou por ajustes para a máxima eficiência energética, captação e aproveitamento da água da chuva, gerenciamento de resíduos, melhora na qualidade do ar, controle de erosão, uso de tintas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis, além da adaptação nos serviços de limpeza, dedetização e jardinagem. A obtenção do LEED Gold é um reconhecimento dos programas e ações da Siemens que visam o desenvolvimento sustentável.  

Fonte: Brasil Engenharia