domingo, 15 de setembro de 2013

Rapidinhas sustentáveis

China promete reduzir poluição
A China apresentou na quinta-feira, 12 de setembro, novas medidas para reduzir a poluição atmosférica, o que inclui reduzir o consumo de carvão e fechar fábricas, usinas e fundições poluentes. Especialistas ponderam, porém, que o cumprimento das metas ambiciosas será um grande desafio.
Maior poluidora mundial, a China está sob intensa pressão para combater a poluição desde janeiro, quando uma espessa camada de fuligem encobriu grande parte do industrializado norte do país, incluindo a capital Pequim.
O governo também tenta enfrentar uma possível fonte de insatisfação popular, uma vez que a população urbana, cada vez mais rica, se volta contra um modelo econômico que prevê o crescimento a qualquer custo, mas degrada o ar, a água e o solo.
Responsável por mais de três quartos da matriz energética da China, o carvão já foi identificado como um dos fatores a serem mais combatidos. O objetivo do governo é reduzir o consumo total desse combustível fóssil para 65% até 2017, em relação a 2012. Por redação de EcoD
Relatório aponta iniciativas que tornam cidades mais sustentáveis
Segundo dados das Nações Unidas, até 2030 cinco bilhões de pessoas – o que equivalerá a 60% da população mundial – viverão em centros urbanos, o que deve estimular a economia, mas também trazer uma série de consequências para o meio ambiente e os recursos naturais. Diante disso, surge a questão: como tornar as cidades mais sustentáveis e eficientes em recursos?
É isso que tenta responder o relatório ‘Como tornar uma cidade excelente’ (How to make a city great), divulgado nesta semana pela empresa de consultoria McKinsey&Company. Os pesquisadores da firma passaram um ano entrevistando prefeitos de 30 cidades em quatro continentes que conseguiram de alguma forma realizar melhorias ambientais, econômicas e na qualidade de vida de seus cidadãos. Carbono Brasil

Cadê Amarildo?
Há 61 dias Amarildo foi levado para dentro da UPP da Rocinha por policiais militares e de lá desapareceu.
O Estado do Rio precisa dar uma resposta à população carioca.
Com a palavra o Governador Sérgio Cabral