segunda-feira, 30 de setembro de 2013

IPCC: aquecimento global é inequívoco

IPCC: aquecimento global é inequívoco
Rio de Janeiro, Brasil, 30/9/2013 – Em meio a rumores de que o aquecimento global se deteve nos últimos 15 anos, o novo informe do Grupo Internacional de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC) indica que as três últimas décadas foram, sucessivamente, mais quentes do que qualquer outra desde 1850. O Resumo para Responsáveis por Políticas do informe do Grupo de Trabalho I – Bases de Ciência Física, foi divulgado no dia 27, em Estocolmo, na Suécia.
O texto completo, sem edições, será conhecido hoje e constitui o primeiro dos quatro volumes do Quinto Informe de Avaliação do IPCC. O aquecimento é “inequívoco”, afirma o IPCC. “A atmosfera e o oceano esquentam, a quantidade de neve e gelo diminui, o nível do mar sobe e as concentrações de gases-estufa aumentam”, destaca o estudo.
A humanidade deverá se decidir a deixar grande parte dos combustíveis fósseis – responsáveis pela emissão de gases que esquentam a atmosfera – e passar para outras formas de energia renovável. Tecnicamente, é possível, falta uma opção consciente de todos os países. Essa transição tem um custo, mas que é cada vez menor do que o estimado há 15 anos. O problema não é a tecnologia, mas a decisão política. (IPS) 

Cidades mais sustentáveis: um imperativo, não uma opção

A elaboração e a implementação de projetos de cidades sustentáveis e mobilidade urbana têm se tornado tão importantes para o debate do desenvolvimento no mundo que não é mais possível tratar o tema apenas como uma opção a ser considerada, afirmou nesta quinta-feira (26) Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil e representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.
Em seminário no Rio de Janeiro, Chediek afirmou que a situação do debate mudou após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Para ele, falar em cidades sustentáveis “não é uma opção, é um imperativo”. Por redação ONU Brasil
Cadê Amarildo?
Hoje faz 76 dias que Amarildo foi levado para dentro da UPP da Rocinha e de lá desapareceu.  Até agora seus assassinos não foram sequer indiciados.
Com a palavra o Governador Sérgio Cabral.