Apesar das matrículas no ensino primário terem aumentado
consideravelmente nos últimos 15 anos, os níveis reais de aprendizagem
permanecem baixos em muitos países, informou na terça-feira (17) a Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
No mundo, pelo menos
250 milhões de crianças em idade escolar não são capazes de ler, escrever ou
contar bem o suficiente para atender aos padrões mínimos de aprendizagem. Esses
dados incluem meninos e meninas que passaram pelo menos quatro anos na escola,
afirma um novo relatório da Comissão Especial sobre Métricas de Aprendizado [do
inglês 'Learning Metrics Task Force'], da qual a UNESCO é membro.
Para ajudar a ONU a
atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e desenvolver uma
agenda pós-2015, a Comissão desenvolveu uma série de recomendações baseadas nas
informações obtidas de 1.700 pessoas de 118 países. Elas utilizam ambas as
avaliações de aprendizagem já existentes e novas medidas para melhorar as
oportunidades e resultados das crianças.
De
acordo com o relatório “Em Direção a uma Aprendizagem Universal:
Recomendações da Comissão Especial sobre Métricas de Aprendizado”,
os sistemas de ensino devem oferecer oportunidades para que crianças e jovens
dominem as competências de sete categorias da aprendizagem: bem-estar físico,
social e emocional, cultura e artes, alfabetização e comunicação, abordagens e
cognição, matemática e ciência e tecnologia.
O relatório pediu que
todas as pessoas envolvidas com a educação nos países estimulem a
universalidade da educação primária e promovam mudanças no modo de aprendizado. Por
redação ONU Brasil
Cadê Amarildo?
Hoje faz 68 dias que Amarildo foi levado para dentro da UPP da
Rocinha por policiais militares e de lá desapareceu. Como que torcendo para a população esquecer,
as investigações se arrastam lenta e perigosamente sem que o Estado consiga
arquitetar uma explicação aceitável que venha a substituir o óbvio.
A palavra continua franqueada ao Governador Sérgio Cabral.