“Nós vamos gradualmente desaparecer!” Este é o alerta que Rajendra Pachauri, do IPCC, fez ao final da COP-20, naentrevista exclusiva que concedeu à Envolverde, produzida em pareceria com a equipe da ONG Engajamundoem Lima. Pachauri comentou os esforços para produzir mais energia limpa, os meios para facilitar a participação da sociedade civil nas decisões sobre o tema e a proposta brasileira para avançar as negociações rumo a um acordo global para enfrentar as mudanças climáticas a ser fechado em Paris em dezembro de 2015.
Veja um trecho da entrevista, que será publicada na íntegra pela Envolverde a partir de segunda-feira, 15, nas edições especiais de balanço da COP-20.
A 20ª Conferência das Partes (COP 20) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática terminou na sexta-feira (12) em Lima, no Peru. Desde o dia 1º de dezembro, mais de 190 países enfrentaram o desafio de redigir o rascunho de um novo acordo global com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Envolverde publicou um caderno especial durante as duas semanas do evento, com artigos e reportagens enfocando diferentes pontos de vista (Veja aqui). Os grandes entraves para avançar rumo ao acordo permanecem os mesmos das 19 conferências anteriores: o jogo de interesses que opõe nações ricas e as não desenvolvidas e a morosidade para chegar a um consenso sobre os prazos e responsabilidades de cada país para agir reduzindo o risco das mudanças climáticas.
Milhares de pessoas nas ruas do centro de Lima gritavam “precisamos agir agora!”, enquanto nas reuniões oficiais da Conferência representantes dos governos debatiam discursos engessados e compromissos vazios. Ao mesmo tempo, a natureza dava mais um sinal: o tufão Hagupit varre as Filipinas.
O recado já foi dado
Os relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) são categóricos: até 2050, é necessário reduzir as emissões entre 40% e 70% em relação ao início deste século, para impedir que a temperatura média do planeta suba mais que 2 graus Celsius e reduzir a zero as emissões até o fim deste século.
A natureza não negocia! Segundo o relatório do IPCC, a humanidade tem parcela significativa de responsabilidade pelo aquecimento global. Esses são temas abordados na entrevista que o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Rajendra Pachauri, concedeu com exclusividade e será publicada a partir de segunda-feira pela Envolverde.
(Envolverde)