corruption UNODC Ban: eliminar a corrupção e seus impactos será crucial para bem estar futuro
Ilustração: ONU
Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado nesta terça-feira, 9 de dezembro; secretário-geral pediu aos países que ratifiquem Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
A corrupção é um fenômeno global que atinge sobretudo os pobres, impede o crescimento econômico inclusivo e rouba fundos de serviços essenciais. A declaração foi feita pelo secretário-geral da ONU em mensagem sobre o Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado nesta terça-feira, 9 de dezembro.
Desenvolvimento Sustentável
Ban Ki-moon falou ainda sobre a nova agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015. Segundo ele o objetivo é “capacitar indivíduos e catalisar governos, setor privado e sociedade civil para ajudar a tirar milhões de pessoas da pobreza, proteger o planeta e alcançar a prosperidade partilhada e dignidade para todos”.
O chefe da ONU declarou ainda que “eliminar a corrupção e os seus impactos nocivos será crucial para o bem-estar futuro”.
Convenção
Ban pediu a todos os países que ratifiquem e implementem a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Segundo ele, “suas medidas inovadoras nas áreas da prevenção, da criminalização, da cooperação internacional e da recuperação de ativos têm feito importantes avanços, mas há muito mais a fazer”.
Ele declarou que serviços públicos devem manter “os mais altos padrões de integridade” e “garantir que nomeações sejam feitas por mérito”. Ban defendeu ainda que funcionários públicos e aqueles eleitos “devem pautar a sua ação pela ética, transparência e responsabilidade”. O chefe da ONU afirmou ainda que o setor privado também tem um papel fundamental e que “bom comportamento é um bom negócio”.
Trabalho Conjunto
Ban apelou a todos que ajudem a acabar com a corrupção e trabalhem em conjunto para alcançar justiça mundial. Ele afirmou ainda que o “mundo e as pessoas já não podem pagar, nem tolerar, a corrupção”.
Também em mensagem sobre dia internacional, o diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, Yury Fedotov, afirmou que a agência vai continuar a trabalhar com seus parceiros para “eliminar a corrupção e apoiar o trabalho amplo da ONU na proteção e na promoção do desenvolvimento sustentável”.** Publicado originalmente no site Rádio ONU.