quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Eficiência energética e áreas verdes são atrações de aeroporto na Coreia do Sul

 
 Coreia do Sul - Os aeroportos em boa parte do mundo não costumam ser muito atraentes para os olhos e também no que diz respeito à sustentabilidade. Mas como para toda regra costuma haver uma exceção, o Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, pretende dar o que falar com as obras de expansão do seu novo terminal, o Incheon 2, que tem previsão de conclusão para 2018.

Desenvolvido pelos escritórios Gensler Arquitetos e HMGY, o projeto orçado em US$ 2,5 bilhões inclui amplos jardins, cachoeiras e uma zona comercial grande o suficiente para ser chamada de cidade.

Todo o design foi concebido com foco na eficiência energética. A otimização da ventilação natural e da iluminação, que contará, em larga escala, com células solares fotovoltaicas para gerar energia, são características centrais do projeto. Outros pontos incluem a criação de um lago de carpas, aviários e uma série de áreas verdes esculpidas que, juntas, equivalem a mais de dois campos de futebol com medidas oficiais.

Os arquitetos ainda projetaram o novo terminal na forma de uma Phoenix, o animal mítico associado na cultura sul-coreana com longevidade, força e equilíbrio. Eles esperam que o foco na sustentabilidade estimule os milhões de passageiros que usam o terminal a pensar na importância da gestão ambiental.