sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cidade na Holanda inaugura ciclovia que brilha no escuro




Para incentivar o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte, a cidade holandesa Nuenen está apelando para a arte: inspirada no famoso quadro de Van Gogh “Noite estrelada” foi inaugurada uma ciclovia brilhante, na última quarta-feira (12).

Foto: Studio Roosegaarde
A ciclovia possui uma tecnologia especial que ilumina a via por meio de milhares de pedras cintilantes e tem como rota a província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu em 1853. O jogo de luz e cor inspira artisticamente e ajuda a evitar acidentes.
A tecnologia foi projetada pelo artista holandês Daan Roosegaarde, que possui outros projetos que aproximam a arte da tecnologia. A intenção é “conectar as pessoas” com um trabalho interativo definido por ele como “tecno-poesia”.

Foto: Studio Roosegaarde
Em seu site Studio Roosegaarde, ele explica que o objetivo é tornar as estradas inteligentes usando sinais de luz, energia e estradas que interagem com o trânsito.
Partindo do princípio de que o aumento da infraestrutura para bicicletas na cidade influencia no aumento da demanda, este projeto integra uma série de iniciativas, anunciadas pelo governo holandês, para aumentar em 20% as viagens diárias feitas sobre bicicletas, em especial, no trajeto casa-trabalho.
Outra intenção de projeto, divulgada em 2013, é a construção com tubos internos, por onde passará água aquecida, para impedir o acúmulo de gelo na pista. Tais ações certamente darão mais segurança para os que optarem pelo meio de transporte alternativo ao sair de casa mesmo no inverno europeu e sabendo que só voltará à noite.

Foto: Studio Roosegaarde

Foto: Studio Roosegaarde
Ciclovivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: