segunda-feira, 3 de novembro de 2014

10 ecossistemas em risco no mundo é tema de livro e documentário





No próximo sábado (1), o artista plástico e ativista ambiental, Thiago Cóstackz, leva ao Shopping Center 3, em São Paulo, o resultado de anos de trabalho frente ao projeto S.O.S Terra. Serão lançados um documentário e um livro, ambos chamados “Caminhando sobre a Terra – Uma viagem a 10 lugares ameaçados no Planeta”.
Há seis anos, o artista desenvolve diversas ações dentro do projeto S.O.S Terra, idealizado por ele com o objetivo de usar a arte para alertar a população de forma criativa e provocadora sobre os problemas ambientais que afligem o planeta.
Mais recentemente, o projeto realizou a Expedição S.O.S Terra, que reuniu arte e ciência para mostrar 10 ecossistemas em risco no mundo, do oceano glacial ártico à caatinga brasileira, em um trajeto de mais de 60.000 km entre Ásia, Europa, Américas do Norte e do Sul. O extenso material gerado pelas ações do S.O.S Terra deu origem às publicações que serão lançadas neste fim de semana.
Durante o evento, 1.500 exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente ao público, das 11h às 14h. A edição é bilíngue, com 150 páginas, capa dura, recheada de imagens impactantes e impressa de forma sustentável.

Para marcar o local da distribuição dos livros, Cóstackz leva para a fachada principal do Center 3 a sua obra de intervenção urbana chamada “Salve Me!”, um balão de polvo gigante de 15m x 6m, estampado e suspenso por gás hélio, segundo o artista uma referência direta aos corais no litoral do Brasil que já perderam 80% de sua cobertura nos últimos 50 anos e a todas as formas de vida marinha ameaçadas no mundo.
A partir das 18h até 22h, o documentário “Caminhando sobre a Terra – Uma viagem a 10 lugares ameaçados no Planeta” terá exibição gratuita e  ininterrupta no Shopping. Com textos, direção e pesquisa de Thiago Cóstackz, o filme tem 1h17min. e mostra ricas imagens de ecossistemas e de humanos sempre caminhando, sem jamais encarar a câmera, em um resumo científico-poético da expedição S.O.S Terra. “A ideia é proporcionar conhecimento e disseminação da informação ao maior número de pessoas, utilizando a arte e a ciência para propor uma reflexão sobre modelos de consumo, exploração do meio e consequentes mudanças de hábitos”, afirma Cóstackz.

Nenhum comentário: