terça-feira, 10 de maio de 2016

Sadiq Khan: um exemplo para o Brasil



Sadiq Khan é o novo prefeito de Londres.  Eleito na semana que passou, é um dos sete filhos de uma família de imigrantes paquistaneses.  Filho de um motorista de ônibus, Khan cresceu em um conjunto habitacional público e é advogado de direitos humanos.  Obteve 1,3 milhão de votos, marca, até então, insuperável.

Sua eleição pode demonstrar, em breve, o quão equivocadas estão algumas políticas e abordagens sobre problemas que o mundo atual vem enfrentando.

Pressionada por um plebiscito que decidirá em junho próximo sua permanência ou não na zona do euro, a Grã-Bretanha está dividida entre o discurso xenófobo do medo e o de continuar um país multicultural.  Disposta a influir decisivamente na disputa, a população londrina deu a senha para os próximos passos ignorando o discurso midiático de guerra contra o islã e ousou, apostando tudo contra a banca.  Analistas incrédulos afirmam que só o tempo responderá essa questão.  Mas o povo (culto) não é bobo.

Segundo afirma em artigo Roger Cohen, sua eleição “é importante pois é uma repreensão aos extremistas de todas as matizes, de Trump a Abu Bakr al-Baghdadi, e Khan está preparado para isso”, finalizou.

Imaginei Khan visitando nossas escolas no interior do Maranhão, nossas UPA’s na Baixada e os brasileirinhos que vivem em guetos nas favelas.  Que contraste.  Imaginei se seria possível um negro favelado alçar esse mesmo voo aqui, onde temos uma elite retrógrada e reacionária, com ranço escravagista.

Lá, diferente de cá, o discurso midiático do medo não venceu a esperança.  Londrinos acreditaram, de verdade, na possibilidade de que um Planeta sem fronteiras e multifacetado é possível.  Avessos ao ódio obtuso acreditaram, também, em um país mais justo e menos egoísta.   

Nada disso, porém, seria possível sem o investimento maciço, sem descriminação, em educação.  Que os ventos soprem para essas bandas tupiniquins.

Boa sorte Sadiq Khan


Abraços Sustentáveis

Nenhum comentário: