quinta-feira, 11 de junho de 2015

Menina de 9 anos constrói abrigos para moradores de rua





Hailey Fort poderia ser apenas mais uma garotinha comum que gasta as tardes brincando. No entanto, a pequena norte-americana decidiu abraçar uma causa e usar suas próprias mãos para mudar o mundo. No auge de seus nove anos de idade, uma de suas principais missões é construir abrigos para moradores de rua.
Conforme informado por ela em entrevista ao site King5, a ideia surgiu quando ela conheceu Edward. Após perder o emprego em um supermercado, o homem ficou sem ter onde morar. A situação tocou a garota, que decidiu ajudar a mudar essa história. “Não me parece certo que existam sem-tetos. Eu acho que todo mundo deve ter um lugar para viver”, opinou Hailey.
Com este ideal na cabeça, ela começou uma missão para angariar fundos e conseguir o suficiente para comprar os materiais necessários para a construção de um abrigo móvel para seu amigo. A estrutura é pequena e não deve servir de substituto às residências comuns, mas é uma solução de emergência para evitar que moradores de rua fiquem expostos ao frio, sol e chuva.
O abrigo possui, em média, dez metros quadrados e é feito pela própria garota. No lugar de brinquedos, ela lida com ferramentas de verdade e se responsabiliza por efetuar cada tarefa da construção. O trabalho é supervisionado pela mãe e assistido pelo avô, um empreiteiro que mora em outro estado.
Hailey vive com os pais na cidade de Bremerton, em Washington, EUA. Seu trabalho promete beneficiar muitas outras pessoas além de Edward. Com uma doação de três mil dólares, a jovem pretende construir mais de 11 abrigos para distribuir a outros necessitados da região.
A moradia é simples, mas os cuidados com o bem-estar dos usuários estão presente em cada detalhe do projeto. Hailey usou pallets de madeira para fazer a base da estrutura. Ela também instalou janelas, uma lâmpada interna, telhado e um sistema de isolamento térmico, feito com jeans reaproveitado. A garota pretende usar painéis solares para garantirem a energia elétrica. O custo médio de cada um dos abrigos é de US$ 300 e a família conta com o apoio de um fornecedor local que garante 50% de desconto na compra dos materiais.
Em sua página no Facebook a norte-americana tem recebido incentivos e apoio de pessoas de diversos locais do mundo. Ela usa a rede para divulgar outros projetos de cidadania, sempre tendo como foco principal a ajuda aos desabrigados. Uma de suas preocupações atuais é conseguir o apoio de instituições que liberem seus estacionamentos para que seus amigos possam estacionar seus abrigos até que consigam um emprego e uma moradia definitiva.
O senso de ajuda ao próximo parece estar no DNA de Hailey. Há quatro anos ela já plantava alimentos no jardim de sua casa para doar. Ela continua a fazer isso. Mas, enquanto cresce, ela aumenta também o seu envolvimento com as ações de cidadania.
 Redação CicloVivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: