energia1 Os brasileiros diante da microgeração de energia renovável
Pesquisa da Market Analysis, em parceria com Greenpeace, revela que após aprovação de resolução que promove microgeração de energia renovável, sete entre 10 brasileiros ainda sabem pouco ou anda sobre essa iniciativa, porém, uma maioria apoia a medida.
Conhecimento e avaliação da proposta do governo
Embora pouco mais de 1 em cada 4 brasileiros (28%) ouviu falar ou leu sobre a proposta do governo de microgeração de energia renovável no último ano, ao receber informação sobre a iniciativa 3 em cada 4 afirma ter muito interesse por saber mais à respeito e a mesma proporção entende que traria benefícios ambientais e financeiros.
Disposição a investir
Entre os familiarizados com a proposta do governo a disposição em gerar energia renovável no domicílio é mais forte. Metade dos brasileiros que declaram conhecer a nova medida demonstram estar dispostos a financiar essa instalação em seus domicílios.
A disposição à investir financeiramente em um sistema de microgeração de energia aumenta cerca de 10% entre aqueles que acreditam que esse modelo traz redução de despesas com eletricidade e entre os que adotariam se houvesse linhas de crédito com juros baixos. Já entre os que percebem a relação custo-benefício positiva, o aumento na intenção de implementação do modelo é de cerca de 50%.
A pesquisa revela ainda que seja desconhecido para os brasileiros, o conceito de microgeração de energia gera curiosidade e atinge grande receptividade. A idea de gerar a própria energia desperta diversas percepções positivas tais como a crença de que seja algo positivo para o meio ambiente e a expectativa de redução de custos com energia. Mas, existe um forte questionamento sobre a relação custo-benefício. Acredita-se que o custo de instalação seja elevado e que esse sistema deve gerar muitas mudanças na rotina, Contudo, a maioria dos brasileiros afirma que implementaria um sistema de microgeração de energia se houvessem linhas de financiamento com juros baixos, e uma grande parcela se mostra efetivamente disposta a investir nesse modelo.(Greenpeace)