quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Brasil tem a maior área de manguezais protegidos do mundo





Os manguezais são os ecossistemas com maior produtividade e biodiversidade do planeta. Eles são muito importantes para a preservação de espécies e também para comunidades litorâneas. Em novembro de 2014 o Brasil se tornou o país com a maior faixa de mangue protegida do mundo.
Conforme informações do PNUMA, ao todo são 13.400 km2 de áreas protegidas ao longo de todo o litoral brasileiro. O número é bastante expressivo e corresponde a 9% de todo o manguezal do planeta. Porém, mesmo com a oficialização, o bioma já sofreu muito com o passar do tempo e, nos últimos séculos, 25% dos mangues brasileiros foram destruídos ou estão vulneráveis ou ameaçados.
O aumento das áreas de proteção foi possível graças ao apoio do PNUD, através do Projeto Manguezais do Brasil. A medida também teve o apoio financeiro do Global Environment Facility e executivo do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade.
Para se tornar a maior do mundo, a faixa de preservação contou com o acréscimo de três reservas extrativistas. Além de estarem protegidas, as áreas também receberão apoio para a gestão dos ecossistemas, principalmente direcionado às comunidades locais.Ciclovivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: